Filmes gastronômicos são objeto de estudo para aluna de graduação da UFPR.

 


Desde que iniciei a pesquisa independente sobre a produção audiovisual com temática alimentar, notei que havia pouca produção acadêmica acerca do tema. Mas, com o aumento dessas produções para o Cinema, TV e WebSéries, também aumenta o público para uma oferta que nos últimos anos ganhou força com o boom da gastronomia através dos Reality Shows em todo o mundo e com isso abriu portas para eventos, iniciativas e para a pesquisa acadêmica que trata da cultura alimentar.

Por tratar-se de um nicho ainda pouco explorado no Brasil (encontramos muitos eventos e iniciativas em outros países), a quantidade de literatura nacional acerca do tema “filmes gastronômicos” também é menor. A boa notícia é que já temos eventos realizados e outros sendo pensados para atender o segmento que une cultura alimentar e cinema e que podem vir a fomentar o Turismo e a Hospitalidade no Brasil, fortalecendo os arranjos produtivos do setor.

Na última sexta-feira, aconteceu a banca de avaliação de TCC da aluna Natália Mira Valle, da graduação em Turismo da UFPR (hoje mestranda da mesma universidade) sob orientação do Professor Dr. Vander Valduga e cujo tema “Cinema e Alimentação: Filmes Gastronômicos como ferramenta do fomento do turismo gastronômico” dialoga com o universo no qual se insere minha pesquisa independente e produções dos últimos anos. (Saiba mais aqui).

Tive o prazer de participar como avaliadora do TCC e projeto, como convidada externa, juntamente com a Professora Dra. Márcia S. M. Nakatani da UFPR (vice coordenadora do PPGTurismo da UFPR) e o orientador do TCC e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR, Professor Dr. Vander Valduga em uma banca virtual no dia 19 de março.

Foi uma grata surpresa saber que os filmes gastronômicos categorizados como food film, presentes em muitos eventos gastronômicos e festivais de cinema comentados aqui até 2019 e atualmente em nosso Instagram e canal no YouTube, têm chamado a atenção de pesquisados e especialistas em Turismo e Hospitalidade, além é claro de estudantes de Gastronomia e Cinema.

A Natália Mira Valle teve nota máxima para seu TCC, cujo embasamento teórico encontrou complemento na concepção apresentada para um projeto de evento que visa fomentar o setor turístico da cidade de Curitiba, bastante factível e interessante.

Agradeço ao Professor Dr. Vander Valduga, à Professora Dra. Márcia S. M. Nakatami da UFPR, pela oportunidade de avaliar projeto sobre tema pelo qual tenho muito apreço e parabenizo a aluna Natália M. Valle pelo ótimo desempenho na pesquisa e condução do tema.


Meg Mamede

Curadora do Cinema e Alimentação

Criadora da MIC Nossa Terra: Cultura e Alimentação


***

Comentários